A saúde é influenciada por quatro domínios, sendo eles: genética (30%), ambiente (20%), acesso aos serviços de saúde (10%) e hábitos de vida (40%).

Dessa forma, é possível agir em 70% dos influenciadores da saúde do indivíduo e, para atuar nesses fatores, existe a Gestão de Saúde Populacional (GSP).

A Gestão de Saúde Populacional tem como objetivo geral otimizar o estado de saúde de uma população, promovendo estratégias de bem-estar que enfatizam a prevenção de doenças e a manutenção da independência pessoal.

Para isso, a Gestão de Saúde Populacional é desenvolvida identificando, estratificando e gerenciando os riscos dessa população e utilizando informações disponíveis para realizar a melhor intervenção possível.

No ambiente corporativo, esse cenário não é diferente. A Gestão de Saúde Populacional, conforme mencionado anteriormente, foca na população de colaboradores, podendo incluir ou não seus dependentes, de acordo com as políticas da empresa.

Dessa forma, a Gestão de Saúde Populacional, nesses casos pode ser entendida como “Gestão de Saúde Corporativa” ou “Gestão de Saúde Empresarial”, porém, o objetivo permanece o mesmo da Gestão.

No mundo todo, programas de promoção da saúde e prevenção de riscos e agravos a doenças têm sido uma prática adotada em diversos ambientes corporativos, como uma ferramenta chave para mudança na qualidade de saúde dos trabalhadores e alteração da curva de custo na utilização dos serviços de saúde.

Há evidências de que programas de promoção à saúde nos ambientes de trabalho geram economia financeira para as empresas e produzem retorno sobre investimento positivo.

A implementação de programas de promoção da saúde baseados em evidência científica, planejamento, gestão do risco individual, ligados a suporte ambiental para comportamentos saudáveis, coordenados e integrados em outras atividades de bem-estar, é a abordagem que tem se mostrado mais eficiente.

Estudos de benchmarking apresentam relato de casos de sucesso, que preconizam um conjunto de medidas voltadas para o processo de implantação e desenvolvimento de programas de saúde e para a política de saúde corporativa.

Todavia, apenas um percentual pouco expressivo de empresas oferece programas construídos com base em evidência científica e planejamento adequado.

Quase todas as empresas oferecem plano de saúde aos seus colaboradores, extensível aos seus dependentes ou não.

De acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS),
em setembro de 2023, temos 50.877.540 de beneficiários vinculados aos planos empresariais.

Ou seja, as empresas são responsáveis em média de 60% à 70% do volume de beneficiários da saúde suplementar.

Fonte: GUIA DE DADOS E INDICADORES PARA GESTÃO DE SAÚDE CORPORATIVA – ASAP / Comitê Técnico da Asap

Leia nosso próximo Blog: “Métodos e diretrizes de avaliação da Gestão de Saúde Populacional têm por objetivo subsidiar a tomada de decisões”