Não precisamos ir muito longe na história para perceber que as relações trabalhistas se modificaram e se adaptaram às condições e às necessidades das pessoas ao longo dos anos.

Atualmente, o mercado de trabalho está interagindo mais e construindo valor. No entanto, é perceptível o choque entre as novas gerações que se relacionam com o trabalho com ideais, percepções e ambições diferentes.

Diferente do passado, em que fazer carreira em uma única empresa e de carteira assinada era o desejo de muitos. Hoje em dia, as novas tendências modificaram a vontade dos trabalhadores.

É preciso ter atenção a essas inovações e repensar a relação entre recursos tecnológicos e os colaboradores. E para isso, também é necessário capacitar os funcionários e aumentar os recursos de segurança digital da empresa. 

A flexibilização do trabalho remoto já é uma realidade. Essa flexibilização modificou o controle das empresas, que não mais buscam a presença física e jornada de trabalho dos colaboradores. Agora o foco é na entrega de resultados.  

O mercado sofre mudanças constantemente, todos os dias surgem novas tendências exigindo das empresas se reinventarem e adequarem a essas novas situações. 

Com a pandemia, as organizações e os profissionais tiveram que se adaptar e desenvolver novas formas de trabalho, criar cenários que permitiram a continuidade do processo produtivo e o atendimento ao cliente. 

Muitas dessas adaptações se mostraram ótimas alternativas para redução de custo para a empresa e benefícios mútuos em relação à cultura organizacional.

  • Modelo híbrido e home office
  • Colaborador no centro
  • Uso cada vez maior da tecnologia
  • Busca por novas habilidades.

O que podemos esperar nos próximos anos em termos de gestão é:

  • Equipes por projetos 
  • Compartilhamento de informações 
  • Trabalho remoto 
  • Ambientes virtuais amigáveis 
  • Diversidade e multicultura 
  • Autogestão 
  • Hierarquia horizontal 

E o Skill do profissional atualmente e do futuro é multidisciplinar e conta com uma gama de novas habilidades:

  • Inteligência social
  • Alfabetização transcultural 
  • Pensamento analítico 
  • Pensamento crítico 
  • Gerenciamento de informações 
  • Inteligência emocional 
  • Mentalidade solucionadora 
  • Colaboração virtual 
  • Gerenciamento de tempo 
  • Negociação 

O futuro do trabalho e suas adaptações dependem de nós.