Além de uma versão revisada da estrutura da GSP lançada em 2009, um quadro conceitual da gestão de saúde populacional (Figura 2). 

A intenção deste modelo é complementar o quadro detalhado de processos do programa de GSP, identificando os componentes gerais e as partes interessadas na saúde populacional. 

Da mesma forma que a estrutura detalhada do programa de GSP, o Modelo Conceitual da GSP descreve a identificação, avaliação e estratificação de participantes do programa. 

O núcleo do modelo (caixa central azul) inclui a prestação de cuidados continuados, bem como intervenções de gestão da saúde. 

O indivíduo é o centro do modelo e é cercado por várias fontes de influência sobrepostas na gestão de sua saúde. Isso pode incluir, mas não se limita a, intervenções organizacionais, intervenções do provedor e recursos da família e da comunidade. 

Medidas operacionais são representadas sob os resultados dos programas, assim como acontece com os domínios de resultados centrais da Estrutura do Processo do Programa de GSP. 

Finalmente, o ciclo de melhoria do programa baseado em processos de aprendizado e de resultados é destaque representado pelas grandes setas verdes curvas.

FIGURA 2 – ESTRUTURA CONCEITUAL DE GSP

Fonte: Caderno “Mais Saúde – Panorama da Saúde Populacional Asap” e Comitê Técnico da Asap