A importância da Gestão de Saúde Populacional (GSP) para a Organização
Estudos sustentam que empresas podem influenciar em até 70% na promoção de saúde e prevenção de doenças dos seus trabalhadores, via programas de Gestão de Saúde Populacional (GSP). Além disso, as empresas são responsáveis por mais de dois terços do volume de beneficiários da saúde suplementar, o que traz consigo a responsabilidade diante da sustentabilidade do sistema de saúde.
O custo com planos de saúde empresariais tem se mostrado significativo e, em geral, perde apenas para a folha de pagamento dentro do orçamento relacionado à gestão de pessoas. Desta forma, torna-se fundamental a implementação da gestão de saúde corporativa nas empresas, com foco na redução da sinistralidade e, consequentemente, dos custos.
A Gestão de Saúde Populacional Corporativa tem como objetivo geral otimizar o estado de saúde dos profissionais que nela atuam (podendo incluir ou não seus dependentes, de acordo com as políticas da empresa), promovendo estratégias de bem-estar que enfatizam a qualidade de vida no trabalho, a prevenção e agravos a doenças e a manutenção da independência pessoal.
Parceria Grupo IBES e Asap
Desenvolvida em parceria com a Asap, empresa líder no ramo de Gestão de Saúde Populacional do Brasil, a Certificação é a pioneira e única da América Latina. Com a visão estratégica de ocupar um papel de referência nacional, a Asap tem feito ao longo da sua história importantes contribuições na disseminação de conhecimentos técnicos e boas práticas focadas em promoção da saúde e prevenção de doenças. E o Grupo IBES foi o parceiro ideal para dar apoio ao desafio de desenvolver este produto.
Os modelos de Certificação
Certificação da Gestão de Saúde Populacional Corporativa
Visa orientar as Organizações que desejam e precisam desenvolver uma política e estratégia de saúde junto aos seus colaboradores, trazendo melhores resultados e diminuindo custos.
O processo de certificação orienta as Organizações que desejam reconhecer o valor dos seus programas de GSP (Gestão de Saúde Populacional) junto aos seus trabalhadores, famílias, mercado e concorrentes.
A Certificação da Gestão de Saúde Populacional Corporativa visa certificar os prestadores de serviços de GSP que atingem a conformidade aos padrões e Requisito do respectivo Manual:
Padrões e Requisitos do Manual:
- Estrutura Organizacional
- Planejamento e Implantação do Programa de GSP
- Gerenciamento do Programa de GSP
- Programa de Gestão do Bem-Estar (Wellness)
- Programa de Gestão de Saúde
- Programa de Gestão de Saúde Mental
- Teletrabalho – Trabalho de Ambiente Remoto
- Requisitos de Excelência
Certificação da Gestão de Saúde Populacional – Prestadores de Serviços
No Brasil, nos últimos anos, surgiram diversas empresas prestadoras de serviços de gestão de saúde populacional que atuam executando programas junto aos trabalhadores de organizações, implementando e controlando programas de promoção de saúde, qualidade de vida, gestão de doenças crônicas, gestão de uso de medicamentos e outras intervenções. Aqueles que organizam e pagam pelos benefícios e serviços de saúde nunca tiveram tantas opções para a concepção de programas de apoio à prevenção de doenças, para estilos de vida saudáveis e para o suporte de cuidados em condições crônicas.
Tais provedores de serviços atendem às diversas necessidades e desejos da população de trabalhadores em busca da melhoria da saúde. Isto tem levado às inovadoras colaborações entre os prestadores de cuidados de saúde, empresas que prestam serviços de gestão de saúde populacional e a área de Recursos Humanos das empresas. Tal sinergia possui um foco compreensível para aqueles que procuram maximizar o valor dos investimentos de melhoria da saúde e diminuição de custos.
A Certificação da Gestão de Saúde Populacional – Prestadores de Serviços visa certificar os prestadores de serviços de GSP que atingem a conformidade aos padrões e Requisito do respectivo Manual:
Padrões e Requisitos do Manual:
- Definição do Programa de Gestão de Saúde Populacional (GPS)
- Estratificação do risco e avaliação da saúde dos participantes do programa
- Monitoramento do Programa de Gestão de Saúde Populacional (GSP)
- Estratégias de Inclusão / Engajamento e Incentivos / Recompensas
- Modalidades de Comunicação
- Tipos de Intervenção dos Programas de Gestão de Saúde
- Gestão de Doenças Crônicas
- Programa de Gestão de Bem-Estar (Wellness) / Promoção de Saúde e Qualidade de Vida
- Programa de Monitoramento da Adesão à Medicação
- Metas de Avaliação, Medidas Operacionais e Resultados do Programa de Gestão de Saúde Populacional (GSP)
- Requisitos de Excelência
Benefícios
Credibilidade junto a Operadoras de Saúde e empresas dos demais seguimentos
Diferencial competitivo frente aos concorrentes
Padronização e Controle dos processos e compromissos com resultados
Melhoria na Qualidade de vida dos trabalhadores
Redução de Custos
Diminuição do Turn Over e Absenteísmo dos trabalhadores
Os Manuais
Com o intuito de atender ambos os mercados atendidos pela certificação, as empresas e prestadoras de serviço, os Comitês Técnico e Científicos desenvolveram dois manuais específicos para que os requisitos exigidos em cada um, possua mais aderência com a área de atuação da Organização.
“Criada em 2012 como uma entidade sem fins econômicos, a Aliança Para a Saúde Populacional (Asap) inicia sua jornada de atuação com um objetivo pioneiro de desenvolver o conceito de Gestão de Saúde Populacional (GSP) no Brasil, através de ações proativas e responsáveis na busca pela melhoria da qualidade da saúde da população brasileira. Um grupo que começou a sua trajetória, há exatos 10 anos, e que hoje engrandece sua atuação com a publicação de mais este orientador para as práticas de GSP, divulgando seus aspectos e seus aprendizados ao longo do tempo para que mais interessados, ou melhor, apaixonados pelo assunto como nós venham a embarcar neste vibrante capítulo da saúde.”
Dr. Fabio Gonçalves, Diretor Técnico da Asap
“A gestão da saúde populacional gera a conscientização, por parte dos empregadores, de que a saúde e o bem-estar dos funcionários estão relacionados à produtividade, além de demonstrar que a organização se preocupa com a saúde deles. Desta forma, as empresas podem alocar recursos no monitoramento da saúde das pessoas, criando benefícios mais adequados, identificando fragilidades para a implementação de melhorias, bem como priorizando ações preventivas e de gestão de doenças. Certificar o programa de gestão da saúde populacional é um passo importante para a empresa que quer mostrar, ao mercado e aos seus funcionários, que seus recursos estão alocados no que mais importa: a saúde e o bem-estar de suas pessoas.”
Alexia Mandolesi Costa, Diretora Técnico-Cientifica do Grupo IBES
Ainda não conhece o Grupo IBES?
Mais do que a Acreditadora referência em Ensino e Capacitação, somos especialistas em Gerar Valor e promover Inovação em Saúde para uma Gestão mais Efetiva e melhor Experiência do Paciente.