Com a importância e representatividade das informações de saúde sobre população formada por colaboradores das empresas‭, ‬e com o‭ ‬fato de que o plano de saúde representa o segundo maior custo da empresa‭, ‬perdendo apenas para a folha de pagamento‭, ‬reconhece-se como é fundamental a implementação da gestão de saúde corporativa‭.‬

Métodos e diretrizes de avaliação da Gestão de Saúde Populacional têm por objetivo subsidiar a tomada de decisões‭, ‬por meio da identificação dos problemas e da reorientação de ações e serviços desenvolvidos‭, ‬avaliar a incorporação de novas práticas assistenciais e mensurar o impacto das ações implementadas pelos serviços e programas‭.‬

Essa avaliação deve ser realizada por meio de indicadores capazes de mensurar a efetividade‭, ‬ou seja‭, ‬se o resultado esperado está sendo alcançado‭, ‬e a eficiência‭, ‬que se espera com a otimização de recursos e processos de trabalho para direcionar as ações‭ ‬a serem implementadas‭.‬

Os Dados de Informações de Saúde nessa fase de avaliação é fundamental sendo um conjunto de valores ou ocorrências em um estado‭ ‬bruto‭, ‬geralmente armazenado em banco de dados‭, ‬que precisam ser qualificados‭, ‬filtrados e traduzidos‭.‬

Existem dois formatos de dados‭, ‬os estruturados‭, ‬que estão inseridos em tabelas‭, ‬e os não estruturados que são em formato de voz‭, ‬de som‭, ‬de atividade física etc‭. ‬Esses dados podem ser adquiridos de várias fontes de informação‭: ‬dados da medicina ocupacional‭, ‬resultado de exames‭, ‬dados de utilização das operadoras e seguradoras‭, ‬dados cadastrais do Recursos Humanos‭, ‬corretoras‭, ‬prestadoras de serviço de saúde e aplicativos de saúde‭. ‬
Com todos esses dados é necessário utilizar uma ferramenta‭ (‬Ex‭: ‬Health Analytics‭), ‬e uma metodologia para análise de grande volume de dados‭, ‬contribuindo para a gestão de saúde populacional com mecanismos de predição analítica também‭.‬

O mais importante no momento da decisão de implantar e implementar uma boa gestão de saúde‭, ‬é coletar o máximo de informações de‭ ‬dados em saúde de todos os colaboradores e utilizar uma metodologia de estratificação e organização dos dados‭, ‬gerando valor das informações‭, ‬baseada na estratégia de resultados‭.‬