O V Fórum Internacional ASAP, começou com a palestra inspiradora de Tiago Mattos. O empreendedor, que também se intitula como futurista, educador e autor, é ainda co-fundador da Aerolito: um Laboratório de Futurismo e experimentos em tecnologias exponenciais. 

Considerado um outsider por não ser do mercado de saúde, Mattos trabalha com assuntos como nano robôs e esteve constantemente colocando “provocações amorosas” para a plateia. Com slides bastante interativos, propôs um jogo com marcas que são corriqueiras do público para ver se todos conheciam. Logo depois, mostrou marcas não tão batidas, mas que são extremamente importantes para o mundo da saúde e tecnologia, como a Ethereum, segunda marca mais valiosa de criptomoeda no mundo. O resultado foi praticamente unânime: apenas uma pessoa conhecia a lista de marcas.

Isso levantou o questionamento do palestrante em dizer: “Eu estou me baseando em que para definir o meu futuro? Vocês vieram aqui para reproduzir modelos industriais?”, indagou Mattos. “É preciso olhar para onde não estão olhando”, completou.

Continuando a apresentação, o futurista ainda ressaltou a importância de entender o atual contexto da inovação e mostrar que a tecnologia é essencial e não simplesmente um acessório: “Empresas digitalizadas que não são do mercado da saúde têm ocupado os lugares das que são. A tecnologia que antes era usada para fazer avatares de filmes como Planeta dos Macacos ou Senhor dos Anéis, hoje pode ser usada nesse mundo. Ainda não é acessível, mas quando for, terá impacto em diversas indústrias, afetando diretamente o mercado da saúde”. 

Com o intuito de abrir os olhos do público para as importâncias do ramo da tecnologia, Mattos ainda reforçou a ideia de que é preciso criar o presente com o presente, e não com o passado. “É preciso aprender a aprender, aprender a reaprender e aprender a desaprender”, concluiu.