Passo 1 – IDENTIFICAR

O primeiro passo para começar a gestão de saúde corporativa na sua empresa é identificar o que já existe de forma estruturada. Para isso, recomendamos o preenchimento do questionário da versão brasileira do CDC Health ScoreCard (HSC): Ferramenta de Avaliação para Prevenção de Doenças Cardíacas, Acidentes Vasculares Cerebrais e Condições Relacionadas.

Essa ferramenta foi desenhada para apoiar as empresas na avaliação de estratégias ou intervenções de promoção da saúde, baseando-se em evidências científicas em seus locais de trabalho para prevenir doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e outras condições relacionadas, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade. Essa ferramenta pode ser preenchida no site da ASAP ou manualmente. Esse questionário permite identificar ações de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas e agravos à saúde que possuem evidências científicas de resultados. Caso a empresa desenvolva outras ações que não são mencionadas nesse questionário, é importante listá-las também, principalmente aquelas desenvolvidas diretamente para o controle e gestão do custo do plano de saúde.

Outro ponto de atenção é relacionar essas ações com as necessidades demográficas e epidemiológicas da sua população. Para isso, recomendamos que seja realizado um mapeamento das condições de saúde da sua população, que poderá ser feito com o uso de inquéritos de saúde disponíveis no mercado ou recomendados por sua operadora, corretora ou prestador, ou poderá utilizar os dados da saúde ocupacional, também. É importante que este inquérito abranja problemas de saúde comuns à faixa etária de sua população, hábitos de vida e doenças comuns na região da empresa. Como resultado desse mapeamento, será possível entender quem é sua população de saudáveis, aqueles que possuem condições de risco para saúde, aqueles que já estão com doenças instaladas e aqueles que necessitam de cuidados complexos, pois possuem quadros de doenças avançadas.

Passo 2 – PLANEJAR

A partir do resultado obtido com as respostas do HSC e do mapeamento das condições de saúde‭, ‬você pode definir um planejamento‭, ‬para os próximos 12‭ ‬meses‭, ‬de quais ações já estão estruturadas e serão mantidas‭, ‬quais ações precisam melhorar ou quais não serão mais realizadas porque não possuem evidência científica de resultados‭.‬

Passo 3 – MENSURAR

Definido o passo 2‭, ‬o próximo passo é levantar os dados que serão utilizados para mensurar as ações definidas no segundo passo e‭ ‬desenvolver os indicadores e a periodicidade de avaliação‭. ‬De acordo com Deming‭, ‬grande estudioso da área de gestão‭, ‬“não se gerencia o que não se mede‭, ‬não se mede o que não se define‭, ‬não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia”‭. ‬Os demais capítulos deste Guia estarão dedicados a detalhar e falar mais sobre os indicadores‭.‬

Passo 4 – AGIR

O último passo é iniciar as ações estabelecidas no segundo passo e mensurá-las como definido no terceiro passo‭. ‬É importante que‭, ‬anualmente‭, ‬o Passo 1‭ ‬seja refeito como forma de uma‭ ‬“avaliação geral”‭, ‬para mostrar os resultados tanto para os tomadores de decisões quanto para os próprios colaboradores‭, ‬bem como realizar os ajustes necessários na direção a ser seguida‭.‬