Telemedicina é um termo que engloba a utilização de ferramentas tecnológicas para facilitar o acesso e atendimento à saúde para a população.
Ela é um recurso que possibilita a comunicação entre médicos e pacientes por meio de atendimentos virtuais, além de favorecer a troca de informações entre os profissionais da saúde, viabilizando a transferência de laudos, diagnósticos e exames de maneira digital, assim como o recebimento de análises e emissão de receitas.
Alguns objetivos se destacam que podem auxiliar esse método: melhorar a experiência do paciente durante o atendimento, melhorar a saúde da população, reduzir o custo per capita de cuidados com a saúde, e melhorar a experiência em serviços de saúde.

Essa tecnologia engloba, por exemplo, consultas em tempo real com especialistas; atendimentos primários por telefone, e-mail ou vídeo; prescrição e monitoramento de medicações, gerenciamento de tratamentos a longo prazo; tecnologia de transferência de dados e imagens de radiografia; serviços prestados dentro de hospitais, como emergências e traumas, derrames, unidade de tratamento intensivo, cuidados com ferimentos; e consultas especiais realizadas por videoconferência e transmitidas com segurança por imagens em alta resolução.

De acordo com a regulamentação da Portaria 467/2020 do Ministério da Saúde, estão autorizados os atendimentos médicos a distância durante a pandemia do novo coronavírus, especificamente nas modalidades de atendimento pré-clínico, suporte assistencial, consulta, monitoramento e diagnóstico.

Algumas práticas para um bom atendimento médico à distância:

● Os profissionais de saúde que forem utilizar a telemedicina devem ser treinados e garantir que todas as informações entre médico e paciente permanecerão em sigilo;
● Utilizar um software para o agendamento, em que o paciente será identificado na agenda;
● Enviar um lembrete da consulta alguns minutos antes do horário agendado;
● Instruir o paciente previamente de como ele deve se conectar;
● Solicitar o aceite do termo de consentimento da consulta;
● Orientar o paciente a criar um roteiro antes do horário da consulta com a descrição de suas dúvidas, sintomas etc.
● Manter o histórico do e registro de todos os atendimentos;
● Em caso de urgência do diagnóstico, o paciente deve ser orientado e encaminhado ao hospital.

Ref: Ministério da Saúde