A Cultura corporativa é um dos primeiros passos para o desenvolvimento de uma gestão baseada em valor.

O estabelecimento de uma cultura corporativa orienta os processos do negócio. Esse direcionamento orientam as estratégias, os processos de cada setor e as tomadas de decisões da empresa.

Uma adequação importante é que os colaboradores precisam se identificar com essa cultura corporativa para que ela seja realmente relevante no dia a dia da organização.

O papel da liderança é muito importante para replicar e engajar as equipes nesses valores, só assim os colaboradores desenvolvem posturas e práticas alinhadas ao novo processo.

O investimento no desenvolvimento profissional dos colaboradores é outro fator muito importante para o estímulo e aperfeiçoamento das competências.

A aplicação de uma metodologia de remuneração variável motiva o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, e deverá estar alinhada a cultura corporativa da empresa. As avaliações de desempenho tem que ter uma periodicidade.

Essa gestão exige uma conduta mais participativa dos líderes da empresa desde a atuação no engajamento dos colaboradores com a cultura organizacional até o desenvolvimento de estratégias de melhoria desses processos.

Como a avaliação de desempenho passa a ser uma das prioridades da gestão, a interação com os colaboradores passa a ser mais efetiva, o que potencializa o envolvimento com a cultura corporativa.

Com esse modelo de gestão, a empresa fortalece a imagem no mercado, beneficiando o relacionamento com os fornecedores e parceiros.

A empresa ganha em competitividade através de sua cultura organizacional e de seus valores.