Estivemos no início do mês em Belo Horizonte para promover o Curso de Gestão de Saúde Populacional para Empresas com o objetivo de capacitar gestores das áreas de recursos humanos, benefícios e saúde ocupacional. Com o patrocínio da Unimed BH e apoio da ABRH MG, Captamed e Localiza, o curso contou com um público formado em sua maioria por gestores do mercado corporativo, operadoras, seguradoras, planos de saúde, auto-gestão e consultores.

Dr. Primo Paganini - Curso GSP ASAPO primeiro módulo, sobre Saúde, epidemiologia e fatores de risco, foi ministrado pelo Dr. Primo Paganini, membro do Comitê Técnico da ASAP e Consultor Médico/CMO na eCare Group. Sendo a epidemiologia o estudo da distribuição e dos determinantes de estados ou eventos relacionados à saúde, em populações específicas, e a aplicação desse estudo para o controle de problemas de saúde, Dr. Primo falou das diferenças entre diagnóstico clínico e comunitário; transição demográfica; fatores de risco como obesidade, tabagismo, diabetes e saúde mental, concluindo sua apresentação com a importância da atenção primária à saúde. “A Atenção Primária à Saúde (APS), na qual o indivíduo (e não a doença) é o foco, pode contribuir para redução de cerca de 5% do total de internações, segundo levantamento da UNIDAS (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde). Pelo menos 5,2% de todas as internações ocorridas no sistema de saúde foram classificadas como evitáveis (Pesquisa UNIDAS – 2018). Em números absolutos, esse total é de mais de 20 mil internações que representam o montante financeiro de quase R$ 400 milhões (ano).”

 

Luciene Giusti, Dr. Primo Paganini, Junia Marçal e Dr. Caio Soares.O segundo módulo, sobre o Modelo de regulação da saúde suplementar no Brasil, foi apresentado pelo Dr. Caio Soares, associado instituidor da ASAP, Diretor Médico e General Manager da Teladoc Health Brasil, que falou sobre o cenário do mercado de saúde nacional (Medicina de Grupo, Cooperativa Médica, Seguradora de Saúde, Autogestão e Filantropia); as fontes de financiamento; auditoria em saúde suplementar; conceitos e premissas; histórico no Brasil; o sistema de saúde suplementar brasileiro; marcos regulatórios no Brasil, Estados Unidos e Canadá; e por fim, falou da tecnologia da informação e do que é real e tendências.

 

 

 

Conceitos, diagnósticos populacionais, planejamento de GSP empresarial e resultados esperados, foi o tema do terceiro módulo, apresentado, a partir de cases da Unimed BH, pela Dra. Annemarie Dusanek, Gerente de Risco Assistencial e Dr. Fernando Biscione, Gerente de Pesquisa e Avaliação de Tecnologias em Saúde, ambos da Unimed BH. Dr. Fernando e Dra. Annemarie falaram do cenário das operadoras de planos privados de saúde no Brasil, mostraram como a saúde suplementar e as empresas são interdependentes, apresentaram um modelo geral de gestão da saúde das carteiras e encerraram apresentando um case da Unimed BH sobre como empresas e operadoras podem atuar juntas para trazer resultados positivos.

O último módulo, apresentado pelo Dr. Claudio Tafla, membro do Conselho Diretor da ASAP e Diretor Médico do Grupo BEM, trouxe as Tendências do Mercado de Saúde: formas de avaliação de programas de GSP, impacto de novos modelos de remuneração do setor, gestão da informação e análises preditivas em saúde.

 

Acompanhe a programação dos nossos eventos no site e em nossas redes sociais: Linkedin, Facebook e Instagram.